Review: Cera de Carnaúba White Cleaner para Carros Brancos Soft99

January 24, 2018

Para nós donos de carros brancos as vezes é complicado lidar com a sujeira e fazer a manutenção correta da pintura. Sofremos com manchas e o famoso amarelado.

 

Porquê o carro branco amarela?

Esse amarelado tem 3 fatos principais:

1. Desgaste do verniz / tinta pu pela ação do tempo

Naturalmente o verniz e tinta sofre com a ação do tempo, tendo mudanças na tonalidade se comparado ao estado de 0km.

Quando temos carros com retoques e repinturas isso afeta ainda mais a pintura e, por vezes, as diferenças não aparecem no carro todo, e sim nas partes retocadas ou repintadas devido aos produtos e metódos usados nos reparos de pintura.

2. Uso de ceras

O uso de algumas ceras, tais como algumas de carnaúba em pasta que não possuem agentes de limpeza e micro abrasivos, faz com que o veículo amarele durante o tempo dependendo de como a cera é utilizada, aplicada e da qualidade da matéria prima utilizada na fabricação da cera.

3. Contaminação e ação de agentes

Chuva ácida, gases tóxicos, exposição à contaminantes sem lavagem correta, aplicação de ceras para proteção e limpeza fazem com o carro fique com aspecto encardido e amarelado.

Esses são alguns dos motivos pelos quais o carro branco é mais complicado de cuidar. A profundidade de brilho é menor e consequentemente o carro "se apaga" mais fácil do que, por exemplo, carros pretos.

Fabricantes que se propõe à fazer ceras especificas para cores normalmente tem um intuito de facilitar a nossa vida em algum ponto especifico na manutenção da pintura. Para a SOFT99 não é diferente.

A cera limpadora SOFT99 para carros brancos tem dois fatores que notei para ajudar na manutenção do aspecto original da pintura:

1. Cremosa:

Facilidade e lastro grande para espalhar a cera no momento do uso, maior tolerância à movimentos repetitivos. Com maior lubrificação pode ser usada como um mecanismo "polidor leve", para forçar a remoção de pequenas manchas fazendo movimentos com força leve sobre a pintura antes da cura e lustro.

2. Capacidade de limpeza:

Focada na limpeza para remoção de manchas e do famoso "amarelado" da pintura, retornando à coloração original ou melhorando o aspecto amarelado do carro.

Aplicador: O aplicador fica alojado fora da lata de cera, o que assegura que a espuma não irá sugar componentes da cera quando guardada, deixando-a livre das famosas rachaduras que comumente aparecem em ceras de carnaúba em pasta.

Ele é semi rígido e com uma espessura de no mínimo o dobro dos demais do mercado. Isso ajuda no momento da aplicação. Fica mais fácil pegar a cera, tendo em vista que a lata é grande e ele deve sempre ser girado para retirar a cera, para que não sejam feitos buracos na cera e também fica mais fácil de espalhar a cera na lataria.

O teste inicial foi feito em uma peça previamente polida em uma pequena área para remoção do amarelado ocasionado pela ação do tempo e com o restante da peça sem polimento, à fim de identificarmos a real diferença e poder de limpeza da cera SOFT99 White Wax.

Esse teste foi feito seguindo o mecanismo de aplicação tradicional:

1. Passar a cera.
2. Aguardar o tempo de cura.
3. Retirar a cera com a microfibra.

Como na cera para carros pretos, a facilidade de remoção é absurda e a tolerância à erro (esperar pouco ou muito tempo para remover) é grande. As áreas com excesso não deixam manchas na pintura, bem como a cera não mancha a pintura.

Porém devemos deixar claro uma coisa: A cera não retirou todo o amarelado de primeira, porquê não?

Mecanismo de aplicação. Por se tratar de uma cera com uma carga de micro abrasivos, você pode fazer movimentos circulares com seu aplicador, flanela ou hand pad e boinas de polimento suaves (refino e lustro), à fim de promover a remoção das manchas, fazendo um leve "Polimento" na pintura.

Você irá notar a cera saindo com cor escura, devido ao fato de estar limpando essa sujeira.

A cera seca nesse processo mancha a pintura? Não!

É necessário tirar essa cera antes da secagem e encerar novamente? Não!


A cera pode ser usada assim para remover as manchas e, ao mesmo tempo, deixar secar para ter a função de proteção? Sim!

Moral da história: Caso as manchas não saiam na aplicação tradicional, você pode usar pressão moderada com o aplicador na pintura fazendo movimentos circulares e uniformes sobre toda a pintura para remover o amarelado como se fosse um composto polidor, porém com pouca quantidade de cera no aplicador, sempre sem excessos.

Aqui vale a regra do movimento uniforme: Passadas iguais e com a mesma pressão em toda a peça, à fim de não ter áreas polidas e áreas mais amareladas, dando a falsa ilusão de que a cera está manchando a pintura quando, na realidade, ela esta promovendo a coloração e brilho original do branco do seu carro.

Uso: Aroma agradável quando seca e aplicada no veículo, porém forte quando na lata. Produz quantidade considerável de pó durante o uso, o que é absolutamente normal para uma cera com bom poder de limpeza. Possui poder de remover e amenizar hologramas e riscos suaves na pintura, mais uma vez devido à carga de micro abrasivos.

O pó na microfibra é muito fino e fácil de ser retirado do pano, a coloração deixada normalmente é acinzentada.

Tato muito liso após a aplicação. Deixei a cera secar 15 minutos antes de retirar da peça, deixei excessos propositais e, como a Dark&Black, extremamente fácil de retirar mesmo passando mais de 7 minutos de secagem (cura).

Nas borrachas e plásticos faça a remoção sempre quando notar a mancha, especialmente em peças porosas pois o grau de penetração da cera nos poros é bem grande. Inclusive se a pintura tiver defeitos como batidas de pedra, riscos mais profundos e etc, a cera irá preencher essas áreas com facilidade.

Acabamento: Durante o uso é possível notar a cera facilmente na pintura, especialmente quando seca, pois ela fica bem branca quando no tempo certo de cura para remoção com flanela. Isso facilita muito o acabamento final, mesmo em ambientes mal iluminados, sendo uma cera muito fácil de usar.

 

Por ser uma cera de limpeza e com carnaúba, puxa bastante o aspecto de brilho molhado no carro, dando um bom poder de reflexo.

Ao contrário das ceras em pasta, pela sua carga de micro abrasivos maior, ela pode até remover pequenos riscos e amenizar as marcas circulares das lavagens em seu carro, dando um reflexo mais limpo e melhor (espelhado).

Tato: Muito liso após a aplicação. Isso facilita a limpeza e manutenção do veículo.

Posso aplicar essa cera com roto orbital?

Creio que sim, porém deve-se escolher uma boina com a qual seja possível pegar a cera da lata da mesma maneira do que com o aplicador. Aqui você pode dar uma leve borrifada de água na boina antes do uso (como recomenda o representante nacional na lata, processo que eu não segui nesses testes), à fim de aumentar a capacidade de lastro da cera durante a aplicação (poder de espalhar ela na pintura). Caso não o faça, a chance dela secar e ser lustrada já na aplicação é grande.

Rendimento: Por ser uma cera cremosa, naturalmente seu rendimento é levemente menor do que das ceras em pasta. Porém possuí bom poder de lastro na pintura, creio que as 350g façam 40 aplicações. Seguindo a dica de umedecer o aplicador antes do uso certamente a cera irá render mais e também irá demorar um pouquinho mais para ser removida da lataria do veículo.

Tempo de maturação: 4 horas. Esse é o tempo ideal para que a cera atinja 100% de sua aderência e capacidade de proteção na pintura.

Aplicador: O aplicador fica alojado fora da lata de cera, o que assegura que a espuma não irá sugar componentes da cera quando guardada, deixando-a livre das famosas rachaduras que comumente aparecem em ceras de carnaúba em pasta.

Ele é semi rígido e com uma espessura de no mínimo o dobro dos demais do mercado. Isso ajuda no momento da aplicação. Fica mais fácil pegar a cera, tendo em vista que a lata é grande e ele deve sempre ser girado para retirar a cera, para que não sejam feitos buracos na cera e também fica mais fácil de espalhar a cera na lataria.

Remoção com roto orbital? Sim, é possível. Basta utilizar a boina de micro fibra com rotação entre 1 e 3, da mesma maneira que faço nos vídeos de remoção da cera de carnaúba em pasta. Certamente com a remoção utilizando a roto orbital o poder de limpeza e abrasão será potencializado, melhorando o acabamento em carros muito amarelados, devido ao fato de não ter que fazer o processo de limpeza mais profunda manualmente. Confira o vídeo já publicado em meu canal clicando aqui.

E se eu passar em partes com pintura preta como no seu carro?

Não há problema algum! Inclusive parte dos meus testes foi feita em uma peça preta!

Porquê testar uma cera para carro claro em um carro escuro?

Para ver a capacidade de remoção / mascaramento de riscos.

Para ver se ela mancha ou não a pintura e verificar sua facilidade de uso.

 

Modo de uso:

1. Lave o carro e faça a descontaminação da pintura se necessário.
2. Seque o veículo.
3. Com o veículo à sombra e com a lataria fria, aplique uma fina camada de cera sobre a peça.
4. Aguarde entre 7 à 10 minutos para cura da cera. Veja no tato se já está pronta para remoção: Caso a pintura manche quando você passar o dedo, espere mais algum tempo, caso saia facilmente, remova com a microfibra sem exercer pressão.
5. Caso as manchas permaneçam, faça a aplicação com leve pressão sobre o aplicador com movimentos circulares como se estivesse polindo a peça.
6. Aguarde o tempo de cura do item 4 e siga para o item 5.

 

Você pode também umedecer o aplicador com pouca água, à fim aumentar o lastro (capacidade de espalhar a cera na pintura) e aumentar o tempo de secagem da cera na pintura, facilitando a aplicação da cera.
 

 

Conteúdo original em:

https://rodrigogsi.blogspot.com.br/2017/11/review-cera-de-carnauba-para-carros-brancos-soft99.html

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo

Como descontaminar a pintura em casa!

11/04/2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes