O que é Cristalização de Vidros?

May 3, 2018

Olá pessoal!

 

Hoje vamos falar sobre Cristalização de vidros. Afinal, o que é cristalização de vidros?

 

É um nome comercial dado, quando fazemos um tratamento nos vidros, aplicando algum tipo de produto, que cria uma camada ultra repelente de água, para aumentar a visibilidade do motorista quando está dirigindo sob chuva. Algumas pessoas também chamam de impermeabilização de vidros.

 

Como Funciona? Usando produtos de boa qualidade, quando estamos em velocidade superior à 45km/h, a água escoa pelo vidro sozinha, e até pode até dispensar o uso do limpador de para-brisa.  Este procedimento melhora consideravelmente a segurança.

 

Veja no Vídeo abaixo o efeito da cristalização:

O uso de cristalizador de vidro, também minimiza o índice de sujeira grudada no vidro (contaminações externas) que prejudicam a visibilidade. Outro fato interessante é que se o limpador de para-brisas estiver ruim, com a borracha ressecada por exemplo, a cristalização ajudará o limpador a dissipar a água.

 

Como Fazer? Antes de aplicar o cristalizador, é interessante fazer a limpeza e descontaminação do vidro. Com isso o produto irá durar mais. Existem vários produtos no mercado para descontaminação dos vidros, mas eu indico o GLACO COMPOUND ou GLASS STAIN, ambos da SOFT99, pois eles são muito bons e também é a base d'água (não afetam sua saúde). A função da limpeza profunda dos vidros é remover qualquer resquício de sujeira, produtos anteriormente aplicados. O legal é que eles removem até mesmo aquelas manchas de chuva ácida que deixam o vidro feio e atrapalham também na visibilidade.

Posso aplicar sem descontaminar o vidro? Sim! Talvez o produto perca um pouco de durabilidade, mas nada comprometedor.

 

E para CRISTALIZAR? Eu escolhi usar o Glaco BIG 120ml.

Como devo aplicar no vidro do carro? No link no final, assista o vídeo com processo completo. Recomendo sempre que leiam a etiqueta do produto escolhido.

 

Algumas Dicas após aplicado o Cristalizador:

  1. Quando for Lava o vidro, use shampoo neutro automotivo e fazendo a secagem com flanela seca.

  2. Evite o uso de limpa vidros de uso doméstico e semelhantes para não comprometer a vida útil do produto.

  3. Não use produtos de limpeza domésticos no reservatório de água do limpador de para-brisa. Existem produtos próprios para isso. O único que conheço que não retira o cristalizador é o GLACO WASHER, que deverá chegar no Brasil em Setembro de 2018.

4. Não use cera de carnaúba nos vidros! As ceras em sua grande maioria fazem os limpadores trepidarem durante o uso, por não terem um meio de lubrificação da palheta durante o uso do limpador.

 

Qual a durabilidade média de uma cristalização de vidros? Entre 30 e 60 dias. Porém existem casos em que o produto dura mais no vidro, como em meu caso, aonde o carro é usado com pouca frequência e sofre pouco com a ação do tempo. Outro fator é a quantidade de vezes que você usa o limpador. A Fricção do limpador vai retirando o produto também.

 

Por que escolhi usar o Glaco ao invés de outras marcas? É um produto importado, lançado a 25 anos no Japão, reconhecido mundialmente pelo resultado honesto que entrega ao usuário, ou seja, cumpre o que promete de maneira eficiente à anos. Já foi reconhecido aqui no Brasil pela revista 4 Rodas.

 

Clique na matéria para acessar: Glaco Roll On

 

Outro ponto interessante é o formato das embalagens e praticidade de uso dos produtos da linha Glaco, acredite, isso faz diferença não só no uso, economia de produto e dinheiro e etc, mas também no resultado final da aplicação do produto.

 

Em meu carro o produto foi aplicado e está durando mais de 3 meses, com frequência de uso em fins de semana e repousando em garagem coberta.

 

Para cada REAPLICAÇÃO, é necessário usar o Descontaminante de Vidros? Não é necessário, basta fazer uma lavagem simples! Você pode reaplicar sempre que sentir que a repelência diminuiu.

Ficam aí minhas dicas sobre a cristalização de vidros. Eu uso esses produtos em meus trabalhos profissionais bem como no meu carro. Mais detalhes sobre o processo de Cristalização Glaco você pode conferir nesse vídeo abaixo:

Se você gostou, compartilhe com seus amigos.

 

Confira também mais artigos técnicos relacionados à pintura e polimento automotivo no blog rodrigogsi.blogspot.com.br

 

Obrigado!

 

Até o próximo.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo

Como descontaminar a pintura em casa!

11/04/2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes